.

sábado, 22 de maio de 2010

WAGNER ANUNCIA RECUPERAÇÃO DA BA-148

Salvador - A BA-148, que liga a cidade Irecê a Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes vai ser reuperada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, que visitou a região, nesta quinta-feira (20), e assinou a autorização para o início das obras, envolvendo 58 quilômetros. “Em trinta dias as máquinas vão começar a trabalhar. São R$ 17 milhões em investimentos para melhorar o transporte e o escoamento da produção”.

Ao longo da BA-148 algumas equipes já realizam a medição topográfica. A cada 20 metros é colocada uma marcação que servirá de guia para o trabalho de reconstrução. “É um procedimento padrão que aqui ganhou ainda mais importância devido a condição da estrada. Ela está tão danificada que fica difícil apontar visualmente o meio da pista, onde ela termina e onde fica o acostamento”, explicou Antônio Barbosa, um dos técnicos responsáveis pela topografia.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Wilson Brito, a BA-148 vai receber novo asfalto, nova sinalização e sistema de escoamento. “Nós já recuperamos 1.800 quilômetros de estradas na Bahia, temos outros 1800 em recuperação e até o fim do ano esperamos entregar tudo a população”.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

GLOBO CANCELA 102 PROGRAMAS PELA COPA DO MUNDO

Pelo menos 102 programas da Rede Globo serão cancelados durante a Copa do Mundo da África do Sul. No período, a emissora transmitirá ao vivo 56 dos 64 jogos do torneio mundial.

Durante o torneio, deixarão de ir ao ar seis edições do Mais Você, oito do TV Globinho, 18 do Globo Esporte, 17 da Sessão da Tarde, quatro do TV Xuxa, dois do Estrelas, um do Caldeirão do Huck, um de Malhação e dois do Globo Rural dominical.

Quando a Seleção Brasileira jogar, a emissora fará uma mesa-redonda por volta das 23h. Está previsto, por exemplo, o cancelamento do Profissão Repórter de 15 de junho – dia da estreia brasileira na competição.

São três horários em que ocorrerão as partidas: 8h30 (no início da primeira fase), 11h (primeira fase, oitavas e quartas de final) e 15h30 (em todas as fases, além das semifinais, disputas por terceiro lugar e a final).

Dos 64 jogos, 16 ocorrerão dentro do mesmo horário, assim, a emissora escolherá quais serão os oito transmitidos ao vivo.

Como a Band também detém os direitos de exibição dos jogos da Copa, as duas emissoras poderão optar pela exibição de partidas diferentes. Na Band, todas as partidas que não forem exibidas ao vivo serão transmitidas posteriormente em horários alternativos.

Já na Globo, a madrugada dará vez aos videotapes. Em razão disso, 20 edições de filmes do Corujão estão canceladas.

Desuso da multiprogramação

As duas emissoras poderiam exibir todos os jogos simultaneamente. Através do recurso multiprogramação, disponível com o sinal digital, seria possível a abertura de um segundo canal no qual seria exibida a segunda partida.

Porém, o Ministério das Comunicações proibiu a prática no ano passado, então as duas serão obrigadas a escolher 56 dos 64 jogos e exibí-los em alta definição.

Com informações de Daniel Castro, do R7

Redação Adnews

sábado, 15 de maio de 2010

Irecê perde título de “capital do feijão” e aposta em outras culturas

Na época, o feijão era moeda forte na cidade. “Com 100 sacas, eu conseguia comprar um trator, hoje seria necessário, pelo menos, duas mil sacas”, compara. O ex-produtor conta que arrendou suas terras e há dez anos sua família vive do comércio de confecções. “Fazenda, hoje, pra mim é só lazer, não é meio de ganhar dinheiro”, conta.

A última grande safra de feijão em Irecê foi em 2000, quando a produção foi de 5 milhões de toneladas do produto. Hoje, na cidade, outras culturas avançam com melhor tecnologia e assistência técnica, como a produção de pinha para exportação, milho e cenoura irrigada.

A pinha, por exemplo, é uma fruta nativa da região, mas a sua cultura prosperou através da assistência técnica e melhoramento genético. “Fizemos um trabalho de seleção de mudas e de polinização artificial que elevaram a qualidade da pinha para o padrão de exportação”, comenta o gerente da EBDA.

Estados - Sócio de uma ensacadora de feijão em Feira de Santana, Alberto Santos comenta que há outras regiões que aumentaram a produtividade após a queda de Irecê, como o nordeste e o oeste do Estado. Ainda assim, a empresa precisa trazer o produto de outros estados como Minas Gerais, Paraná e Goiás.

“Desde 2000 a produção de Irecê praticamente deixou de existir se comparada ao que significava em anos anteriores. Mas a Bahia perdeu com Irecê e ganhou com outras regiões”, disse, destacando a produtividade do oeste, onde a cultura tecnificada tem um ótimo desempenho.

O corretor e consultor na área de cereais Alberto Luiz Pensin comenta que o oeste do Estado tem potencial para, a médio prazo, substituir a importância de Irecê no cultivo do feijão. “O alto preço do produto tem elevado a área plantada em detrimento da cultura do algodão e a produção regional já atinge as 400 mil toneladas”, disse.

Ele explica, porém, que o feijão é uma cultura rápida e uma boa opção para o consórcio com outras culturas na entressafra. “Na cultura irrigada, como aqui em Barreiras, o feijão pode ser colhido em um prazo de 75 a 90 dias, enquanto a soja e o algodão são culturas de seis meses. Além disso, o feijão está sendo negociado a um preço excelente ao produtor”, explica Alberto Pensin.

Apesar da alta produtividade, porém, Barreiras não representa a maior área plantada para o feijão na Bahia. O município de Euclides da Cunha vem se destacando na economia do Estado pelas grandes áreas de feijão. Apesar da produção de sequeiro, a região colheu, em 2009, 700 mil toneladas de feijão.

“O feijão tem modificado a economia desta região. Quando chegamos aqui, há dez anos, cerca de 90% dos produtores vinham da agricultura familiar, hoje este percentual reduziu para 70%. Estamos vendo o crescimento dos pequenos através do feijão”, comemora o produtor e vendedor do produto, José Calazans Filho.

Um banquinho, um mundão


"Ausência e Presença em Gameleira do Assuruá", de Bené Fonteles, faz uma elegia ao sertão, tendo um tamborete como guia

Dona Ormezina já foi pro céu, há seis anos. Ficaram outros de Gameleira do Assuruá, distrito de Gentio do Ouro, sertão semiárido do Centro-Oeste da Bahia. Na Chapada da Diamantina Setentrional, pertinho do oceano São Francisco. Ao pé da serra do Assuruá. Mais gente do que supõem as 1500 fotografias que ficaram no livro que o artista Bené Fonteles publicou em torno das muitas outras imagens que segurou com sua maquininha, em três viagens nos anos de 2002 e 2003. Nas fotos que Bené apresenta no Memorial da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar, as gentes aparecem só de vez em quando, entre as janelas, portas e outras aberturas do mundo, do sertão. O céu, claro. A terra também. Aberturas por onde já migraram milhares de nativos. Ausentes e presentes simbolizados pelas zonas urbana e rural da localidade e ainda por um tamborete que o visionário Bené identificou como elemento de coesão, de magia agregada às suas "transmutações".

"Sertão velho de idades", conta Guimarães Rosa. Gameleira pode ter sido visitada por Euclides da Cunha, conforme relata o segundo capítulo do seu testemunho sobre os rincões de Conselheiro e sua gente. Ele fala em Orizes, Procás e Cariris entre os povos que fundaram o atual contingente humano de lá, acrescido dos negros de outras origens. Há, no entanto, concordando com o sertanejo mineiro, referências aos primeiros moradores do lugarejo baiano, sob a denominação de Amoipira, já 60 anos após a chegada dos portugueses.

HENRIQUE NUNES
REPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=773719

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Recursos destinados ao Município de Gentio do Ouro em 2010 - Até 04/2010 - Transferência de Recursos por Estado/Município UF: BAHIA Exercício: 2010

Função

Ação Governamental

Linguagem Cidadã

Total no Ano (R$)

Educação

8744 - Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica


33.312,00

Educação

09CW - Apoio à Reestruturação da Rede Física Pública da Educação Básica

Promed

622.615,72

Educação

0969 - Apoio ao Transporte Escolar na Educação Básica

PNATE

8.774,34

Educação

0E53 - Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola


121.770,00

Encargos Especiais

00D0 - Apoio Financeiro aos Municípios para Compensação da Variação Nominal Negativa Acumulada dos Recursos Repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios -FPM entre os Exercícios de 2008 e 2009


59.108,21

Assistência Social

2589 - Avaliação e Operacionalização do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social e Manutenção da Renda Mensal Vitalícia

BPC

50,00

Encargos Especiais

0369 - Cota-Parte dos Estados e DF do Salário-Educação

Cota-parte dos Estados e DF do Salário-Educação

45.110,08

Educação

0515 - Dinheiro Direto na Escola para a Educação Básica

PDDE

13.000,00

Encargos Especiais

0C33 - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB

FUNDEB

421.378,20

Encargos Especiais

0045 - Fundo de Participação dos Municípios - FPM (CF, art.159)

FPM - CF art. 159

1.167.767,59

Saúde

20AL - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Vigilância em Saúde

Vigilância em Saúde

7.678,01

Saúde

20AB - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para Execução de Ações de Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária

600,00

Saúde

8577 - Piso de Atenção Básica Fixo

PAB Fixo

84.821,10

Saúde

20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família

PAB Variável - PSF

44.919,00

Encargos Especiais

0999 - Recursos para a Repartição da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE-Combustíveis

CIDE - Combustíveis

7.916,57

Assistência Social

8446 - Serviço de Apoio à Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família

Indice de Gestão Descentralizada - IGD

8.274,35

Assistência Social

20B8 - Serviço Socioeducativo para Jovens de 15 a 17 anos

Projovem Adolescente

15.075,00

Assistência Social

2A60 - Serviços de Proteção Social Básica às Famílias

PAIF/CRAS

13.500,00

Encargos Especiais

099B - Transferência a Estados, Distrito Federal e Municípios para Compensação da Isenção do ICMS aos Estados Exportadores - (art. 91 ADCT)

Transferências - LC n.º 87/96 e 115/2003

2.944,20

Assistência Social

8442 - Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza (Lei nº 10.836, de 2004)

Bolsa Família

512.966,00

Encargos Especiais

006M - Transferência para Municípios - Imposto Territorial Rural

Transferência - ITR - Municípios

2.599,40

Encargos Especiais

0551 - Transferências do Fundo Especial dos Royalties pela Produção de Petróleo e Gás Natural (Lei nº 7.525, de 1986 - Art.6º)

Royalties

19.105,27